25/05/2022 - TAXA SELIC
Com o aumento da taxa Selic, ainda que com a redução dos preços dos imóveis, haverá também um reajuste no valor do financiamento imobiliário. Por exemplo, em um contrato indexado à Selic, se a taxa subir de 10% para 12%, a taxa de financiamento acompanhará esse movimento, aumentando o custo das prestações do imóvel.
Por ser um bem de alto valor, a venda de um imóvel é muito sensível ao crédito. Assim, com um possível aumento, menos pessoas estarão dispostas ou aptas a financiar, o que diminui a procura, e desacelera o preço dos mesmos.
Do contrário, caso da Selic caia de 10% para 8%, por exemplo, haverá consequentemente, uma queda na taxas de financiamento imobiliário, o que ampliará as chances de adquirir um imóvel, aquecendo a procura. Além disso, se a oferta não acompanhar o mesmo movimento poderá haver uma valorização dos bens.
E se eu comprar à vista ou quiser apenas investir?
Bom, se você entendeu tudo até aqui, deve ter constatado que o aumento da Taxa Selic pode ser um cenário favorável a possíveis investidores e para quem pretende comprar à vista.
Com a Selic em alta, os empréstimos e financiamentos ficarão com taxas maiores, ao mesmo tempo que a mesma taxa elevada poderá resultar em uma possível redução de preços por parte dos proprietários e até mesmo de construtoras para estimular as vendas. Assim, aumentam as chances de encontrar oportunidades com preço bastante atrativo caso opte por pagar à vista ou mesmo fazer um bom negócio.
A Taxa Selic hoje18/05/2022 está em 12,75%. Na última reunião do COPOM, realizada entre os dias 03 e 04 de maio, o Comitê de Política Monetária optou pelo aumento da taxa básica de juros em 100 pontos base, elevando a Selic de 11,75% para 12,75%.
Fonte: blog.casamineira.com.br/
Miriam Schiavon - Creci: 213.624-F
(19) 97402-3292
E-mail: schiavonimoveis@hotmail.com
www.mscsimoveis.com.br © 2025. Todos os direitos reservados.